Translate

Estrias: porque surgem?

Ponto prévio: apesar de não serem hereditárias, todas as mulheres, mais cedo ou mais tarde, têm estrias. O conceito de inevitabilidade pode, contudo, ser protelado.
 
Porque surgem as estrias?
Um dos fatores está relacionado com a distensão da pele (oscilações de peso). No entanto, o seu aparecimento está ligado a diversas fases da vida, em que as hormonas desempenham um papel fundamental na degradação dos fibroblastos, resultando numa menor elasticidade e flexibilidade da pele: a puberdade, a gravidez e algumas doenças.

Adolescência
Hoje em dia é cada vez mais normal haver adolescentes com estrias, tanto no universo feminino como no masculino. Normalmente estão relacionadas com o crescimento e não necessariamente com o aumento de peso (que também é uma das causas em todas as idades, contudo). As zonas mais afetadas são as coxas, as nádegas, as ancas e os seios.

Gravidez
A maioria esmagadora das grávidas ficam com estrias durante a gravidez. O aparecimento de estrias é mais propenso nas mulheres mais novas e durante a primeira gravidez. Grávidas entre os 35 e 40 anos estarão menos expostas ao problema. Neste caso, as áreas mais afetadas pelas estrias são os seios e toda a zona da barriga (central e lombar).

O que fazer
Sem tratamento, é tão natural o aparecimento de estrias como a sua perpetuação. Além disso, sem os devidos cuidados, o aspeto das estrias vai evoluindo (alargando e alongando) e apenas raramente diminuem de tamanho.
Com a exposição solar, por exemplo, as estrias ficam ainda mais visíveis na medida em que não bronzeiam (mantêm-se brancas, o que aumenta o contraste).
O objetivo do tratamento de estrias não é a sua total eliminação, até porque isso não é possível. Mas a verdade é que, com os produtos adequados, é possível diminuir as estrias, tornando-as menos percetíveis.

Mitos
O combate às estrias não se pode fazer através da ingestão de determinados alimentos ou da prática desportiva. Contudo, há que ter atenção à alimentação que se faz, mantendo uma dieta saudável e equilibrada, e evitar o sedentarismo, uma vez que o aumento de peso pode potenciar o aparecimento das estrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário